>

Quando o tanque de combustível deve ser limpo?

Quando se fala em higiene de automóveis, é impossível se referir apenas à lataria ou mesmo ao motor. A limpeza do tanque de combustível também é importante e contribui diretamente para o bom desempenho do veículo.

A limpeza do tanque de combustível não é tão constante quanto nos carros fabricados antes de 2000, mas pode ser realizada em algumas ocasiões.

Um tanque limpo deixa de transmitir impurezas ao combustível, que chega sem quaisquer impurezas para a queima no motor.

Em alguns casos, mesmo com as tecnologias mais avançadas para a produção de combustíveis, é necessário realizar esse procedimento. A produção de motores a combustão também ajudou a manter o tanque de combustível sem sujeiras de qualquer espécie.

A partir de agora, saiba em que ocasiões a limpeza do tanque de combustível é necessária, evitando que o seu carro consuma mais, mantendo sua boa performance e gerando economia para seu bolso.

Quando o tanque de combustível deve ser limpo?

Esse procedimento é bem mais comum em veículos fabricados antes dos anos 2000. Devido ao material usado para a fabricação do tanque, algumas partes se desprendiam e ficavam flutuando no combustível.

Os problemas se agravavam quando havia entupimento do filtro correspondente.

No entanto, mesmo com a tecnologia mais avançada, deve-se ficar de olho nesses detalhes, pois o carro dá alguns sinais e a limpeza do tanque de combustível pode ser necessária.

O principal deles está diretamente relacionado à qualidade da gasolina, etanol ou diesel. Alguns deles têm origem duvidosa – a gasolina vem misturada com taxas de álcool acima do limite, por exemplo.

Isso provoca alguns sintomas no carro, denunciando que algo não vai bem. A marcha lenta deixa de funcionar de forma regular e o motor engasga, principalmente quando o veículo acelera. Nesses casos, o filtro ou até mesmo a bomba de combustível já podem ter sido afetados pelo problema e a única solução é a limpeza do tanque.

Mesmo sendo um procedimento que pode parecer simples, não é bem assim. Uma ajuda profissional é o ideal nesses momentos, mesmo porque é necessário retirar o tanque e isso não pode ser feito por qualquer pessoa.

Cuidados para manter o tanque limpo

Mesmo com uma tecnologia que não permite que o tanque fique sujo facilmente, ainda é possível que isso aconteça. Logo, o melhor a fazer é se prevenir e não permitir que os problemas apareçam.

Veja alguns cuidados que você pode ter para evitar uma limpeza de tanque de combustível.

Use combustíveis de boa qualidade

Não dá para saber de imediato a categoria da gasolina, etanol ou diesel usado para abastecer o seu veículo, mas você pode contar com alguns indícios, como por exemplo o preço cobrado.

Desconfie de preços baixos demais. Normalmente, combustíveis muito baratos são adulterados e misturados com outros componentes, prejudicando o desempenho final do seu veículo. Isso se pode notar até mesmo com o carro em uso, pois o motor fica enfraquecido, principalmente em subidas e no momento da aceleração.

Mesmo combustíveis um pouco mais caros podem provocar esses problemas no carro. Por isso, se você sentir o veículo diferente, abasteça-o em outro posto na próxima vez.

Troque o filtro de combustível regularmente

A cada 10 mil quilômetros, essa peça deve ser trocada, pois ela é responsável pela limpeza do combustível, impedindo, também, que a injeção eletrônica tenha resíduos.

O próprio veículo também já dá sinais de que é necessário trocar a peça. O carro tem dificuldades no arranque, apresentando também falhas no motor e na aceleração.

E o mais importante: ao trocar o filtro no momento certo, a limpeza do tanque de combustível não é necessária, pelo menos em um primeiro momento.

Evite deixar o tanque chegar à reserva

O tanque tem uma capacidade mínima de combustível para que tudo funcione perfeitamente e essa capacidade não está na reserva.

A falta de tempo, de dinheiro ou até como medida de segurança – alguém que eventualmente roubar o carro não vai muito longe com o tanque vazio –, muitas pessoas deixam o tanque na reserva.

Esse hábito, quando adotado frequentemente, prejudica o veículo e, consequentemente, pode pedir uma limpeza no tanque de combustível.

E não é só: a bomba pode também ser danificada, pois ela é superaquecida quando o tanque está na reserva, provocando a sua queima, pois o próprio combustível é responsável por resfriá-la.

Pode até parecer sinônimo de economia, mas uma bomba pode custar até 700 reais, dependendo do modelo. Isso sem contar os gastos com limpeza no tanque de combustível.

A pouca quantidade de gasolina, etanol ou diesel no tanque também pode fazer com que resíduos instalados no assoalho do tanque se misturem ao combustível. Essa sujeira pode ser levada até o motor, causando prejuízos incalculáveis.

O ideal é que se tenha no tanque pelo menos um quarto da capacidade total do tanque.

Deixar o carro parado por muito tempo

Na realidade, se o carro não tiver combustível no tanque, não haverá problemas, pelo menos nesse aspecto. Porém, se a gasolina permanece por muito tempo no interior do veículo sem ser usada, ela adquire uma outra forma, como se fosse uma gosma.

Uma das consequências disso é o entupimento dos injetores ou carburadores nos modelos de carros mais antigos. Esses efeitos acontecem mais rapidamente com a gasolina, mas também são observados em carros a álcool.

Com a mudança na forma do combustível, os danos ao tanque de combustível são previsíveis, assim como a necessidade de limpeza.

Esse é apenas um dos aspectos que precisam ser pensados na hora de manter um automóvel com desempenho máximo por muito mais tempo. Para saber mais sobre esse assunto, não deixe de ler os outros textos do blog.

E, para ter conhecer os produtos da TS Ambiental, sempre úteis para a limpeza de partes vitais de seu carro ou moto, visite o site, bem como para ter acesso a artigos atualizados.

Comente se ainda houver alguma dúvida relativa à limpeza de tanque de combustível. Entre em contato também para saber mais sobre produtos e como eles podem ajudá-los no seu dia a dia.

Share

Comments are closed.