>

Qual a importância de limpar o casco do navio?

Por que se deve manter o casco do navio limpo?

Tanto para indústria naval quanto para barcos particulares, a limpeza de casco de navio é essencial e muito importante para a prevenção de danos mais sérios, pois o contato prolongado com a água faz com que resíduos marinhos grudem em sua superfície, como restos de alga marinha, ostras, cracas, mexilhões etc.

A limpeza do navio tem por objetivo tirar todas as coisas grudadas nele.

Portanto, a limpeza de casco de navio serve para otimizar a usabilidade e prolongar a vida útil do barco. Além disso, se o casco estiver muito sujo, o navio terá mais dificuldade para navegar; portanto, mantê-lo limpo também garante viagens mais rápidas.

É importante lembrar que essa limpeza é essencial para que haja o devido cumprimento da legislação sanitária e ambiental.

Quais os métodos desse tipo de limpeza?

 

Hidrojatamento

 

Esse método usa bombas para gerar jatos de água em alta pressão, a fim de fazer a limpeza de casco de navio, desgrudando toda a sujeira presente na superfície. Esse método é moderno e eficiente, realizado com equipamentos próprios e profissionais qualificados. O hidrojatamento pode ser feito com o navio dentro ou fora da água.

 

Raspagem

 

Esse procedimento é bem tradicional, mas com o desenvolvimento da tecnologia, a raspagem caiu em desuso, pois acabava por estragar o casco, o que a longo prazo não era nada proveitoso.

A raspagem é feita por profissionais qualificados com a ajuda de escavadeiras especiais para essa limpeza em baixo da água. Esse método pode ser feito tanto manualmente (usando raspadores) quanto por meio de máquinas hidráulicas (com a ajuda das escovas hidráulicas).

 

Limpeza comum

 

Essa alternativa usa desengraxante biodegradável. É um método que não depende de tanto maquinário para ser realizado, é ecológico, não agride o navio e nem quem está usando o produto. Em outras palavras, esse é o tipo de limpeza mais recomendado.

Se estiver interessado nesse meio de limpeza, a TS Ambiental é uma empresa de tecnologia ambiental que vende produtos de limpeza em escala industrial. Lá, você poderá achar produtos de alta qualidade e que usam química verde (respeitando o meio ambiente).

Os produtos da TS Ambiental são atóxicos (mesmo em casos acidentais de ingestão), não-inflamáveis e não-corrosivo (não estraga as peças, sejam elas de metal ou de borracha. Nada de problemas de baixa durabilidade do casco do navio causados pela limpeza).

Os desengraxantes biodegradáveis da TS Ambiental, Remoil 18, além de terem um fácil descarte por não gerarem resíduos e subprodutos tóxicos, também agem com praticidade e rapidez na remoção da sujeira, mesmo quando se trata dos óleos e gorduras mais difíceis e, o melhor de tudo, é econômico, possui alto rendimento e diluição.

Agora que você já sabe o quão importante é manter o casco do navio limpo, compartilhe o artigo com seus amigos, comente e visite o blog para ler outros artigos úteis para o seu dia a dia.

Até a próxima!

Share

Comments are closed.