>

Quais os tipos de produtos químicos de limpeza existentes e por que se deve ter cuidado com eles?

Os produtos químicos de limpeza são essenciais para manter qualquer ambiente limpo, livre de bactérias e de componentes que possam causar interferência, por exemplo, em produtos manufaturados.

Os produtos químicos de limpeza são muito úteis, mas alguns deles são bastante tóxicos.

No mercado, há diversos tipos de produtos para limpeza pesada ou suave. Entretanto devido às suas capacidades de limpar profundamente, esses produtos contêm substâncias que podem não só ser prejudiciais à nossa saúde como também ao meio ambiente.

Em contrapartida, existem os produtos químicos de limpeza menos tóxicos, mais usados por pessoas que têm crianças e/ou animais de estimação em casa.

Tais produtos químicos têm finalidades diferentes, como higienizar banheiros, remover gordura de panela, dissolver resíduos de óleo e de graxa (desengraxante) ou mesmo retirar manchas de limo.

E para você que é dono de uma empresa de pequeno, médio ou grande porte e precisa de uma limpeza química mais forte, também é bom conhecer cada tipo de produto e seus malefícios.

Quais os tipos de produtos químicos de limpeza?

Os produtos químicos são classificados em seis categorias:

  • Sabões e detergentes;
  • Solventes;
  • Ácidos suaves;
  • Ácidos fortes;
  • Leve alcalino;
  • Pesado alcalino.

Cada um deles pode conter mais ou menos toxicidade. Abordaremos todos os tipos de produtos químicos de limpeza logo abaixo.

Sabões e detergentes

Os sabões e detergentes são menos agressivos por, na maioria deles, serem biodegradáveis e com menor risco de alergia. Como fazem parte da limpeza química de ambientes domésticos e hospitais eles não podem oferecer nenhum risco aos usuários e a qualquer pessoa no local.

Os produtos feitos à base de sabão e detergente também são usados no comércio e na indústria a fim de manter o local limpo para receber mantimentos, ferramentas ou qualquer outro produto a que se destina a empresa.

Solventes (desengraxantes e alcoóis)

Solventes são aqueles produtos ideais para a dissolução de manchas de graxa e óleo. As acetonas (removedoras de esmalte), o desengraxante, o álcool desnaturado e o mineral são ingredientes do solvente, que também é muito utilizado para diluir a tinta a óleo nos trabalhos artísticos.

Entretanto, apesar de ser de grande utilidade, é necessário ter cuidado no manuseio e no armazenamento e não manter os solventes em locais de extremo calor, pois esses produtos químicos são inflamáveis.

Ácidos suaves

Se o problema é remover limo e ferrugem, os limpadores com ácido suave podem solucionar. Eles são produzidos à base de citrino ou ácido acético, e feitos para limpar pias e lavatórios.

Os ácidos suaves são ideais para ambientes onde há crianças e animais, pois são bastante seguros.

Ácidos fortes

Existem alguns produtos mais potentes para limpar banheiros e cozinhas, como os limpadores a base de ácidos fortes.

Como o banheiro e a cozinha são ambientes propícios para as bactérias e microrganismos se reproduzirem, o uso de ácidos fortes torna essa missão mais fácil. Qualquer produto que contenha fluorídrico e ácido fosfórico são da classe do ácido forte.

Leve alcalino

Assim como os ácidos suaves, os limpadores na classe de leve alcalinas também são seguros para um ambiente com crianças e animais de estimação, pois não são corrosivos.

Os produtos nesta classe são feitos com bicarbonato de sódio que fornecem uma limpeza mais suave, sem danos à natureza nem à saúde humana.

Pesado alcalino

O detergente em pó e a soda de lavagem são dois produtos que se encaixam na classe de produtos de limpeza pesado alcalino.

O componente de produtos químicos pesado alcalino é altamente corrosivo.

Eles contêm uma substância chamada carbonato de sódio, um componente perigoso, que oferece o risco de queimaduras e de destruir qualquer produto à base de alumínio, mas são úteis para remover gorduras de panelas e de esgoto.

Quais cuidados se deve ter com esses produtos?

O uso adequado de limpadores químicos garante proteção à saúde e ao meio em que vivemos. Porém, muitas pessoas, por não saberem quais cuidados devem ter com produtos altamente corrosivos, acabam sofrendo queimaduras, inutilizando equipamentos e prejudicando a natureza.

Para resolver isso, selecionamos alguns cuidados na hora de utilizar esses produtos químicos.

Mantenha em local fresco e arejado: Evite armazenar os produtos em ambientes quentes ou úmidos, perto de remédios, alimentos e crianças.

Leia as instruções de uso antes de usar: Algumas recomendações sugerem a diluição do produto em água para torná-lo menos agressivo e mais econômico.

Não misture produtos: Por mais que tenham composições semelhantes e possa parecer mais eficiente, a mistura pode acarretar danos à saúde, já que eles deixam escapar vapores tóxicos que, com o tempo, prejudicam a saúde e o meio ambiente.

Use luvas e dosadores: Não importa qual produto químico e onde você o usará, é sempre recomendado o uso de luvas para não só manusear como também evitar contaminação de bactérias. Utilizar dosadores também evita acidentes, pois dependendo do que será usado, a dosagem exagerada pode causar queimaduras.

Mantenha o produto químico fechado: Mesmo que você não misture os limpadores, o simples fato de deixá-los abertos permite que os componentes químicos evaporem. Além disso, os produtos perdem sua qualidade e eficiência.

Nunca reutilize as embalagens vazias: Embalagens de produtos com ingredientes tóxicos, assim como os remédios, não devem ser reutilizada para outros fins. O risco à saúde pública e de um impacto ambiental são grandes, tanto se eles forem reutilizados quanto se não forem descartados corretamente. Para isso, verifique os locais indicados para fazer o descarte de forma correta de resíduos considerados perigosos.

É sempre melhor contar com produtos biodegradáveis, que colaboram com o meio ambiente e a nossa saúde. Contudo, se a sua empresa, seja comércio ou indústria, precisa de produtos mais fortes, lembre-se de usá-los de forma adequada.

Estes foram os tipos de produtos químicos de limpeza, suas finalidades e os cuidados durante o manuseio. Se este conteúdo foi útil para você ou para sua empresa, deixe um comentário e visite nossos artigos; eles ajudarão a manter o seu comércio, casa ou indústria sempre limpa e de maneira sustentável.

 

Share

Comments are closed.