>

Por que limpar uma máquina industrial periodicamente?

Estar à frente de uma indústria envolve cuidados com todas as pontas ligadas ao desenvolvimento da atividade. Por vezes ignorada pelos administradores, a limpeza de máquina industrial é de fundamental importância no curto, médio e longo prazo.

A limpeza deve ser completa, abrangendo o ambiente industrial, mas também, e essencialmente, a limpeza das máquinas industriais utilizadas para a fabricação de produtos, serviços ou insumos.

Esse cuidado precisa ser periódico, ou seja, deve estar inserido e programado para acontecer no processo de manutenção preventiva do equipamento. A limpeza de máquinas industriais vai refletir no futuro tanto do equipamento, quanto da própria indústria.

Por que limpar uma máquina industrial periodicamente?

A preocupação de um administrador com a limpeza de máquinas industriais é percebida por funcionários, clientes e fornecedores, que passam a ver no empreendimento uma responsabilidade com a atividade à qual ele é diretamente ligado.

Além disso, a periodicidade da limpeza previne acidentes por falta de manutenção preventiva, visto que a limpeza é item importante e essencial nesse processo.

Uma máquina limpa realiza com maior eficiência sua atividade-fim, pois estará menos suscetível ao acúmulo de sujeira e de detritos que podem causar falhas na regulagem e interrupções não programadas.

A limpeza facilita, ainda, a visualização de eventuais defeitos e é uma das responsáveis por prevenir anormalidades no equipamento.

Uma dica valiosa: é importante gerar no trabalhador que tem contato com as máquinas industriais um sentimento de propriedade e de responsabilidade com seu equipamento.

Desse modo, as interrupções das atividades que precisam ser feitas durante a limpeza não serão realizadas com negligência ou falta de vontade. Para os supervisores, o ideal é que se tenha a mesma visão com relação à limpeza das máquinas industriais, ou seja, não há prejuízo para a produção que precisa parar momentaneamente por ocasião da manutenção.

Limpar uma máquina industrial periodicamente evita investimentos em novos equipamentos antes do tempo adequado, pois este deverá manter boas perspectivas com relação às suas condições de operações.

O que pode acontecer caso a limpeza da máquina industrial não seja eficiente?

Os prejuízos com a realização inadequada da limpeza na máquina industrial podem comprometer seriamente a permanência da indústria no mercado. Desde o uso do produto inadequado, passando pela inobservância dos manuais e condições de segurança das máquinas, a ineficiência gera dividendos que poderiam ter sido evitados com cuidados básicos.

Abaixo, citamos alguns prejuízos de uma limpeza ineficiente:

1. Queda da produção:

Utilizar um produto inadequado durante a limpeza industrial pode vir a causar uma queda no setor de produção, visto que este equipamento poderá funcionar aquém da sua capacidade de fabricação.

2. Desperdício de tempo ou de matéria-prima:

Tempo é dinheiro. Quando uma máquina industrial precisa ser desativada durante um período não programado para verificação de anomalias que poderiam ser evitadas se houvesse a limpeza adequada, o prejuízo é consequência certa.

3. Desgaste do equipamento:

Uma máquina pode funcionar de maneira incorreta quando está incrustada com resíduos ou com problemas de entupimento em seu sistema hidráulico, por exemplo.

Um equipamento que não atinge condições plenas de funcionamento por falta de limpeza pode vir a dificultar a visualização de problemas, visto que ele passa a esconder (com a sujeira) eventuais desvios na operação.

Como o processo de limpeza é feito?

A limpeza de máquinas industriais é feita em duas etapas: a primeira é a limpeza da sujeira que está visível. Em seguida, é necessária a desinfecção completa do ambiente de trabalho para garantir a eficiência do serviço.

Nesse ponto, alertamos os gestores e supervisores responsáveis pela manutenção da importância de se utilizar produtos com referência e eficazes para cada tipo de equipamento.

A garantia de sucesso nessa etapa do desenvolvimento da atividade industrial é alcançada também quando os funcionários ligados diretamente ao equipamento são informados sobre a importância das limpezas periódicas. É com esse entrosamento entre supervisor, funcionário e equipamento que o processo será feito naturalmente.

Os cuidados com a segurança refletem as políticas de administração da empresa.

Atenção para a segurança! As máquinas industriais possuem manuais de segurança para garantir sua eficiência e durabilidade e evitar acidentes.

Na hora da limpeza, atente para o modo de desligamento da eletricidade e isolamento de componentes.

A limpeza periódica de sua máquina industrial está sendo realizada regularmente? Os produtos que você utiliza favorecem o funcionamento pleno do equipamento e da produção?

Conte-nos suas experiências. Compartilhe nosso post, acompanhe frequentemente nosso blog e fique por dentro das principais novidades no ramo de limpeza industrial.

 

Share

Comments are closed.