>

Por que é importante manter o motor limpo?

A limpeza do motor é importante para a manutenção e o bom funcionamento do automóvel. Com o tempo impurezas e detritos se acumulam no motor, o que é normal. No entanto, você deve observar quando é necessário que ele seja limpo.

O motor é uma das partes mais fundamentais do automóvel, por isso merece muito cuidado e atenção. Manter a higienização do equipamento é de extrema importância, pois, assim, evitam-se dificuldades no funcionamento mecânico e elétrico. Por exemplo, o excesso de pó pode tampar o radiador e atrapalhar o sistema de refrigeração.

As causas mais comuns para problemas de motor são: falta de trocas de óleo regulares, uso de óleo de baixa qualidade, dirigir com níveis baixos de óleo, superaquecimento, peças defeituosas, falhas de design e uso de combustível de baixa qualidade.

Limpar o motor retira toda a sujeira que se acumula no bloco, além de prevenir uma pane a qualquer momento. Esse processo requer o uso de produtos químicos que, quando introduzidos no propulsor e mantidos em repouso, penetram em locais que o óleo não alcança.

Limpar o motor periodicamente não quer dizer todo mês. Especialistas recomendam uma limpeza a cada dois anos para carros usados em cidades ou a cada ano para automóveis que circulam mais por zonas rurais ou estradas de terra.

Para saber quando o motor deve ser limpo faça uma verificação contínua do óleo do motor, através da vareta do óleo, que tem justamente esta finalidade. Por ela pode-se verificar não só o nível de óleo presente no cárter, mas também sua cor e viscosidade, que são os principais meios de identificar se o óleo está sujo e velho. Quanto mais espesso e escuro o óleo do cárter estiver, maior a necessidade de limpeza.

Além da vareta de óleo, a maioria dos carros, especialmente os modelos mais atuais, têm uma luz indicativa de óleo no painel, que após a partida do motor deve estar sempre apagada. Caso essa luz fique acesa ou piscando, cuidado, seu óleo pode ser insuficiente ou estar sujo.

Limpar o motor retira toda a sujeira que se acumula no bloco, além de prevenir uma pane a qualquer momento.

Qual a importância de se manter o motor limpo?

Vamos elencar agora algumas razões para manter o motor do seu carro limpo.

Remoção de detritos acumulados

O óleo protege e lubrifica o motor a partir do momento em que está sendo usado. No entanto, enquanto o acelerador e os freios são acionados, o lubrificante gera algumas partículas que se assentam no interior do motor. Com o tempo, o fluxo de combustível é prejudicado e a limitação na injeção atrapalha o desenvolvimento do veículo. Além dos detritos que ficam em partes de difícil acesso, outras partículas flutuam no óleo. A limpeza devolve às partes o movimento correto e impede o desgaste.

Começar do zero

Há casos em que a limpeza é necessária mesmo que aparentemente esteja tudo certo. Um exemplo são os carros usados. Por melhor que seja o estado de conservação do modelo, não há como saber os cuidados do antigo dono. Uma rápida limpeza seguida de alguns litros de óleo novo pode poupar muito trabalho no futuro. Outro caso é quando o carro passa por reparos internos, que geralmente deixam resíduos.

Manter o óleo limpo

Motor limpo preserva o óleo por mais tempo. O processo elimina a formação de lama no interior dos componentes, o que prejudica até mesmo um óleo novo em uma troca. Além disso, os intervalos de substituição do lubrificante ficam maiores.

Auxiliar os filtros

Os filtros de óleo conseguem reter partículas de até 0,03 milímetros. Mas outras ainda menores ficam circulando pelos componentes. A junção dessas pequeninas sujeiras forma crostas que, com o tempo, o óleo não consegue mais limpar. A solução química usada na limpeza desfaz as camadas e elimina os resíduos.

Limpar outros componentes mecânicos

Quanto mais sujeira o motor acumular, mais peças serão prejudicadas. Com a remoção da sujeira, outras peças conseguem funcionar corretamente, proporcionando mais potência e eficiência de combustível quase semelhante às de um veículo zero km.

Por que se deve tomar cuidado com a limpeza do motor?

Não se deve simplesmente jogar água no motor. Uma limpeza incorreta pode trazer sérios danos ao seu carro. A alta pressão da água pode causar a obstrução do fluxo, oxidação interna de conectores elétricos e choque térmico causado pela aplicação de um jato de água fria em motor quente.

É recomendável que a limpeza seja feita por profissionais capacitados. Não caia em receitas caseiras da Internet, como derramar óleo de mamona ou utilizar óleo diesel em alta pressão. Essas práticas podem corroer partes importantes do motor.

A limpeza do motor deve ocorrer em casos específicos, manchas de lama não são um motivo importante. Porém alguns cuidados são de suma importância, como a cobertura do reservatório do fluido de freio (que tem uma capacidade muito grande de absorver água), módulo da injeção, conectores, dentre outros.

Você pode fazer uma manutenção superficial sem usar produtos químicos ou água. Por exemplo, usar um pano úmido para retirar a poeira do motor, das bordas e do bloco principal de plástico.

Também é indicado o uso de silicone e o pretinho – aquele utilizado para dar brilho aos pneus – na capa protetora do motor, melhorando a aparência.

Por que limpar os bicos injetores?

Os bicos injetores são o centro da injeção eletrônica. Trata-se da peça final que leva o combustível em volume ideal para dentro do motor. Possuem pequenos orifícios e estão sujeitos também a acúmulos de resíduos.

Entretanto, a limpeza não precisa ser constante. Uma maneira de evita-la é verificar o filtro do combustível, cuja função é evitar que a sujeira chegue aos bicos. A limpeza do filtro reestabelece o fluxo.

Responsáveis por garantir a dosagem certa do combustível no carro, os bicos podem acumular sujeira ao longo do tempo e trazer muitos problemas.

Portanto, não há uma periodicidade, pois os bicos injetores ficam sujos em razão do acúmulo de elementos retidos no filtro.

O uso de um bom combustível também evita problemas tanto no filtro como nos bicos injetores. Ou seja, para que seu carro seja sempre funcional procure profissionais especializados para verificar o procedimento correto de limpeza do motor.

Gostou do nosso post? Acompanhe-nos nas redes sociais e no blog. Toda semana temos mais dicas. Não esqueça de comentar e curtir.

Share

Comments are closed.