Manter o ambiente de trabalho higienizado é importante para a imagem da empresa e para a saúde de todos que o frequentam. Isso também inclui a indústria. Mesmo sendo difícil em algumas ocasiões, a limpeza de pisos e outros itens deve ser mantida, uma vez que se trata de uma prioridade.

É possível perceber a diferença entre um local sujo, que passa a impressão de mal cuidado, e outro no qual se nota uma limpeza regular. Ter um local harmonioso visualmente melhora a produtividade e atendimento aos clientes.
Além disso, com a limpeza de pisos em dia, podem ser evitados diversos acidentes de trabalho e o controle da produção se torna mais eficiente.
A partir de agora, você saberá como limpar pisos industriais de maneira prática e eficiente.
Por que limpar o piso da sua indústria?
Além do que já foi mencionado na introdução — evitar risco de acidentes, manter um ambiente melhor, assim como a imagem da companhia —, cuidar do piso regularmente traz outros benefícios.
Uma indústria sempre recebe visitas de clientes, fornecedores e outros envolvidos no seu dia a dia. Um ambiente limpo e organizado é instantaneamente associado com alta qualidade dos serviços prestados. Aos olhos da maioria das pessoas, um local asseado conta com produtos e serviços que vão satisfazê-lo.
O próprio piso também tem menos avarias se for limpo regularmente. Alguns resíduos podem ser mais difíceis de limpar com o passar do tempo — prejudicando de forma definitiva o chão da indústria. Isso acontece principalmente quando a sujeira é rígida, pois ela tende a danificar o material mais mole.
Até mesmo o funcionamento das máquinas é comprometido com a falta de limpeza dos pisos. Peças e engrenagens podem ter uma vida útil menor ao se desgastar mais facilmente ou por apresentar mau funcionamento.
As consequências disso são óbvias: perda de tempo e dinheiro com reparos de máquinas e diminuição da produção.
Sendo assim, a limpeza de pisos industriais é muito mais do que importante: ela é fundamental para que a empresa possa funcionar adequadamente. Investir nisso é sinônimo de futuros bons negócios e aumento da produtividade e da performance das máquinas.
Como limpar um piso industrial de forma eficaz?

O tipo mais comum de piso para indústria é o de concreto. Por isso, o passo a passo que você verá a seguir foi feito especialmente para chão desse material. Outros tipos requerem métodos diferenciados de limpeza.
Fazer a limpeza desse piso é relativamente simples. As instruções são importantes, pois todo o processo é feito de maneira eficaz, sem comprometer a rotina da equipe e da empresa.
Primeiramente, é necessário varrer o chão com uma vassoura apropriada para esse piso — firme e que não se deteriora facilmente. Alguns modelos são exclusivos para concreto, pois as cerdas de uma vassoura comum podem se danificar mais rapidamente.
É importante salientar que pisos que acumulam pó, terra e areia em grande quantidade em pouco tempo podem ser molhados antes desse processo. Dessa maneira, não haverá muitos resíduos e problemas com a saúde de alguém que possa estar presente no momento da limpeza do piso.
Se o chão passou muito tempo sem ser limpo, pode-se considerar, tomando as devidas precauções, o uso de uma mangueira de alta pressão. Alguns modelos têm um volume de água muito grande e, por isso, podem danificar máquinas e outros equipamentos. Por isso, esse método só pode ser usado em casos pontuais.
Também nesses casos é fundamental ter uma inclinação certeira do jato de água, para que não haja acúmulo em alguns pontos.
Você deve contar também com produtos de limpeza que ajudam a remover os resíduos, mesmo aqueles mais difíceis. Verifique a linha da TS Ambiental e escolha o mais adequado para o tipo e estado do piso de sua indústria.
Como e por que remover óleos e graxas antes da limpeza geral?
Qualquer sujeira, seja ela qual for, precisa ser removida o quanto antes. Porém, quando se fala de óleos e graxas, isso precisa ser feito com mais urgência ainda, pois são materiais cuja limpeza exige um pouco mais de atenção.
Em primeiro lugar, esses materiais, principalmente a graxa, mancham com bastante intensidade e, caso tenham contato com o piso, a limpeza precisa ser realizada imediatamente. Caso a substância permaneça em contato com o chão, pode dar muito trabalho para a remoção.
Não é preciso se preocupar com o risco de problemas irreversíveis para o piso. Por mais que seja difícil, sempre há possibilidades. Basta usar um produto adequado e de boa qualidade.
Na TS Ambiental, você encontra uma linha especial para a limpeza de graxa e óleo, tornando o trabalho mais simples e prático, sem danificar o piso da indústria, mantendo seu aspecto original. Antes, no entanto, é necessário limpar o que estiver em relevo, aplicando o produto em seguida. Os resultados são incríveis.
A retirada dos resíduos deve ser feita antes da limpeza geral, pois graxa e óleo não são solúveis em água e, mesmo que o procedimento descrito no tópico anterior for realizado, os efeitos não serão satisfatórios.
Com isso, você verá que o piso tem uma vida útil maior, podendo durar até anos, além, claro, dos benefícios já citados anteriormente.
Independentemente do tipo do chão de sua indústria, bem como a sujeira mais presente no dia a dia dela, a limpeza do piso é um processo que deve ser planejado e fazer parte das atividades diárias. Afinal, nenhuma pessoa aprecia um local sujo e gosta de pisar em impurezas dos mais variados tipos.
E se você quiser saber mais sobre produtos de limpeza para a indústria em geral, bem como ter dicas especiais para procedimentos variados, não se esqueça de acessar os outros textos do blog. Você também pode conferir as atualizações constantes ao visitar o site regularmente.
Comente em caso de dúvidas ou para saber mais sobre o catálogo da TS Ambiental. Conheça soluções inteligentes e práticas, que certamente vão facilitar o trabalho de limpeza em ambientes industriais.