>

O que é desengraxante alcalino e quando utilizá-lo?

O que é desengraxante alcalino?

Como o próprio nome diz, desengraxante alcalino remove graxas, sendo eficiente também para a retirada de óleos em geral de diversos objetos, sem danificá-los.

Sua fórmula, menos agressiva do que qualquer solvente, é ideal para uma limpeza eficiente e sem problemas futuros, aumentando a vida útil de muitos materiais importantes.

O fato de ser alcalino é o principal fator que faz o desengraxante ser confiável para ser aplicado regularmente. Totalmente do lado oposto dos ácidos, a solução impossibilita o aparecimento de problemas.

Quando utilizar um desengraxante alcalino?

O desengraxante alcalino é uma excelente alternativa para a limpeza de peças que tenham contato com graxa e óleos em geral.

Muitas pessoas usam o desengraxante alcalino para a limpeza de motores de veículos, bem como chassis e pneus. No entanto, muitas indústrias também o utilizam para a higiene de diversos equipamentos.

Os principais setores que usam o produto são o mecânico e metalúrgico, principalmente para a limpeza regular de máquinas, estruturas, peças que tenham contato com graxa e outros óleos. Cumpre bem o seu papel com qualquer equipamento que tenha essas características.

Apesar de ser bastante utilizado em determinados setores da indústria, pode ser também eficiente em qualquer empresa que atua com sistema de gerenciamento SMS – Segurança, Meio Ambiente e Saúde. Também pode ser usado em companhias com certificação ISO 14000.

Por que substituir solventes na hora da limpeza?

A limpeza de máquinas e equipamentos em geral, assim como peças automotivas, não ganha apenas maior eficácia com o uso do desengraxante alcalino. Ao mesmo tempo em que não tem uma formulação tão pesada, o produto rende e pode ser um excelente substituto para qualquer tipo de solvente.

Outro fator que confirma a importância do produto é a sua economia. Dependendo da aplicação e do nível de sujeira, pode ser apenas 1% de solução (1:100 em água). Isso sem perder suas propriedades e atuando de maneira ágil e ativa na remoção de sujeiras oleosas, principalmente graxa.

O desengraxante alcalino é notificado na ANVISA. Dessa maneira, não há riscos maiores em relação à sua inalação ou toque acidental. Independentemente do tipo de sujeira e porte do equipamento, as pessoas que manipularem a solução não terão a saúde afetada.

Como consequência, todos ganham: o funcionário, que terá melhores condições de trabalho, e a empresa, que não correrá o risco de não contar com o trabalho desse colaborador. É realmente uma solução poderosa e que traz benefícios incalculáveis.

Portanto, quando precisar remover graxa e outros materiais de qualquer equipamento, considere o uso do desengraxante alcalino. Você verá que não é preciso danificar as peças, nem mesmo arriscar da saúde de quem as estiver limpando. Tudo poderá ser feito de maneira prática e eficiente, sem maiores problemas e melhorando, inclusive, o ambiente de trabalho.

Para saber mais sobre produtos para indústrias dos mais variados ramos de atuação, leia os outros textos do blog. Você conhecerá soluções que realmente importam no seu dia a dia, tornando-o mais simples.

Também acesse o site sempre, para ler conteúdo novo e exclusivo.

E não se esqueça de comentar se já usou o desengraxante ou para esclarecer eventuais dúvidas. Essa forma de comunicação está sempre aberta para você.

Share

Comments are closed.