>

Limpeza industrial: qual a importância de manter sua empresa limpa?

A limpeza industrial não deve ser feita apenas para que os clientes encontrem um ambiente limpo, já que essa também é uma questão que engloba a qualidade de vida dos funcionários de uma companhia.  A higienização faz parte da manutenção industrial, tanto de equipamentos quanto do espaço como um todo, sendo uma tarefa extremamente importante.

A higienização industrial é baseada na limpeza comum do dia a dia, onde a desinfecção é feita em função dos produtos fabricados no local ou por conta dos serviços prestados. Com isso, essa ação visa eliminar as sujeiras visíveis e invisíveis.  

A sujeira mais superficial dever ser retirada através de uma limpeza profunda e, somente após isso deve-se realizar a desinfecção do ambiente em questão. Seguir esta ordem é muito importante, pois ela evita que a sujeira traga consigo doenças ou infecções. Além do que, não são todos os tipos de produtos que limpam e também desinfetam o ambiente.

Tal serviço requer uma atenção específica dependendo do tipo de empreendimento, sendo necessária a correta capacitação de profissionais. Com isso, indústrias alimentícias devem possuir cuidados específicos para esta área, ao passo que uma empresa que produz equipamentos precisa realizar uma limpeza voltada para estes, por exemplo.

Por que é importante fazer uma limpeza industrial adequada?

A higienização de uma empresa auxilia no bom funcionamento de suas máquinas.

A limpeza industrial é essencial para o ambiente e para o conforto das pessoas que ali estão, pois a saúde está diretamente relacionada à qualidade da higienização realizada. Além disso, o cumprimento dessa ação mantém o bom funcionamento das máquinas presentes no local, evitando seu desgaste prematuro.

Por isso, muitas empresas têm investido pesado em limpeza, principalmente as do setor industrial, onde há um intenso acúmulo de sujeira. A falta de realização desta tarefa pode trazer riscos à saúde, gerando doenças causadas por fungos, vírus e bactérias ou por conta do mau odor de resíduos que se acumulam dentro do ambiente laboral.

O serviço de higienização de uma empresa conta com vários materiais e produtos específicos, a fim de acabar com cheiros ruins e impurezas difíceis de serem removidas em uma limpeza comum.

Realizar limpezas regulares também impressiona e fideliza o consumidor final, pois este avalia os processos de produção e valoriza a higiene do ambiente industrial.

A limpeza industrial pode ser feita de forma manual, com a utilização de equipamentos específicos, ou de forma automática, utilizando energia térmica e química.

Essa é uma exigência da legislação e precisa ser posta em prática por profissionais conhecedores da atividade sanitária, devendo ser executada em indústrias e em empresas prestadoras de serviços no geral.

Existem 2 sistemas bastante difundidos nessa prática:

  1. A limpeza feita peça por peça através de um líquido que circula pelos tubos do objeto;
  2. O “clean in place”, onde não se faz necessário o desmonte das máquinas. Este sistema é utilizado, principalmente, por indústrias que não podem interromper sua produção em prol da limpeza.

Além disso, é de suma importância que haja um cuidado especial com a quantidade de água utilizada durante as limpezas e seu devido descarte.

Indústrias que fazem uso de processos químicos têm apresentado uma redução no consumo de água industrial e de soda cáustica, pois a geração de efluentes costuma se limitar à descarga das torres de resfriamento.

Este resultado é composto por uma água relativamente limpa e desinfetada, apresentando apenas arranjos de sais minerais que não causam danos ao meio ambiente.

A indústria de biodiesel, por exemplo, gera efluentes oleosos, como óleos vegetais resultantes da moagem de grãos, que precisam ser tratados antes de serem descartados na natureza.

Porém, o uso de materiais biodegradáveis também tem aumentado bastante, já que não necessitam de tratamentos especiais para efluentes, sendo destinados à irrigação do solo.

O que precisa ser limpo em uma indústria?

A limpeza industrial é uma etapa muito importante, para manter o controle de todo o processo.

Uma higienização industrial é composta pela limpeza de vários equipamentos complexos, como pisos industriais, cascos de navios, tubos e turbinas, além de altos fornos, sistemas de refrigeradores, equipamentos de cozinhas industriais, entre outros.

Porém, existem alguns lugares que requerem atenção redobrada em uma limpeza, como nos seguintes casos:

Tetos

A limpeza dos tetos deve ser feita antes de qualquer outra parte de uma empresa, pois é necessário seguir a ordem “de cima para baixo e do fundo para porta” para que o local permaneça limpo por mais tempo.

É importante que o profissional higienize todos os cantos, a fim de remover teias de aranha e outras sujeiras visíveis. Os materiais adequados para tal função são escadas, luvas, panos limpos e rodos.

Para realizar esta etapa da limpeza industrial, é essencial que o colaborador faça uso de óculos de proteção ou de máscaras faciais.

Paredes

A limpeza desta área é feita de acordo com o material de revestimento presente em sua superfície. Quando possuem pintura lavável, deve-se retirar o pó com um pano úmido e, logo em seguida, fazer uso de outro pano com uma solução de limpeza.

Quando a parede possuir revestimento cerâmico, deve-se esfregar o local com panos embebidos de uma solução específica para esta superfície.

Pisos

Pisos que possuem uma superfície bastante lisa têm de ser esfregados regularmente, com uma frequência média de 8 dias. Alguns equipamentos são fundamentais durante a higienização, como baldes, espremedores e esfregões.

Além disso, é de suma importância que avisos de segurança sejam utilizados no local que está sendo limpo, a fim de evitar acidentes.

Tal limpeza normalmente é feita em cozinhas industriais e em locais de circulação pública, para que estes estejam sempre dentro dos padrões de higienização da empresa.

Janelas e balcões

Janelas e balcões não podem ficar de fora de uma limpeza industrial. Espaços e locais estreitos, inclinados e curvados precisam ser limpos com equipamentos que consigam alcançar toda a superfície desejada.

Isto auxilia a manutenção de uma limpeza completa, desinfetando locais de acesso e de circulação de pessoas. Os principais materiais necessários para a realização de tal tarefa são escovas, panos e produtos específicos para as superfícies em questão.  

Tanques e silos

A higienização de salas de máquinas, silos, tanques e tubulações precisa ser feita com equipamentos especiais, principalmente quando possuem resíduos de lama, óleo, cimento ou outros produtos químicos ou tóxicos.

Tal limpeza é realizada com o auxílio de aparelhos específicos, como é o caso dos exaustores, medidores de gases, bombas de sucção pneumática, compressores, entre outros.

Além disso, é preciso que haja uma destinação final pré-determinada para tais resíduos, a fim de não agredir de forma alguma o meio ambiente.

Equipamentos

Equipamentos podem ser limpos de forma manual quando sua parada não atrapalhar a produção final. Caso contrário, deve ser utilizado um líquido especial capaz de higienizar tais peças sem que as máquinas precisem ficar sem produzir.

Por que é preciso capacitar o responsável pela limpeza?

Profissionais da limpeza industrial devem ser devidamente capacitados.

Os profissionais responsáveis pela limpeza industrial precisam ser altamente treinados para realizar uma higienização adequada em cada ambiente empresarial e para destinar os resíduos aos locais corretos.

É de suma importância que lixos contaminantes não sejam despejados junto de detritos urbanos, devendo ser incinerados ou depositados em locais adequados, da mesma forma que um lixo hospitalar, por exemplo.

Além disso, é preciso que os profissionais responsáveis por uma limpeza industrial conheçam a legislação vigente, a fim de segui-la corretamente, principalmente quando o assunto é a preservação do meio ambiente.

Por conta da maior exigência existente no mercado atual, o treinamento de uma equipe de limpeza e conservação se torna algo essencial. Isto acontece, pois a capacitação fornece informações valiosas para a execução e otimização da limpeza, tornando-a cada vez mais eficiente e ágil.

Os responsáveis pela higienização também precisam utilizar Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) específicos para se proteger dos produtos químicos utilizados, principalmente quando a limpeza é realizada em diferentes tipos de ambiente. Os principais EPIs são:

  • Avental: Protege contra a umidade gerada por aerossol e respingos oriundos dos procedimentos de limpeza e desinfecção de superfícies, além de proteger contra o contato com fluidos orgânicos;
  • Máscara: Indicada para áreas de isolamento, diluição de produtos, recolhimento de resíduos, vidrarias de laboratório, entre outros;
  • Protetor ocular: Protege os olhos durante processos de limpeza e desinfecção de superfícies quando há riscos de contaminação por produtos químicos, aerossóis e secreções. Além disso, evita que o globo ocular seja impactado por radiação ultravioleta, luminosidade intensa, partículas volantes e respingos de produto químicos e material biológico;
  • Botas: Protegem os pés do profissional durante as atividades de lavagem no geral;
  • Luvas de borracha: Indicadas para a proteção das mãos, sendo utilizadas em duas cores: verde, quando usadas em superfícies mais sujas, como em banheiros, e amarela, quando utilizadas em mobiliários, como mesas e cadeiras.

A escolha do EPI ideal depende exclusivamente do tipo de procedimento a ser realizado pelo profissional da limpeza.

Todos os equipamentos de proteção descartáveis são de uso individual, não podendo ser divididos com outros colaboradores por motivos de higiene.

Quando um EPI for atingido por sangue ou qualquer outro tipo de secreção, esse dever ser devidamente higienizado, da mesma forma que calçados, aventais de borracha e luvas precisam ser desinfetadas diariamente.

Você já conhecia a importância de se realizar uma limpeza industrial? Tem alguma dúvida ou gostaria de saber mais sobre o assunto? Deixe seu comentário abaixo e continue acompanhando nossas publicações.

 

Share

Comments are closed.