>

Desengraxante industrial: principais tipos e utilização mais recomendada para cada

Comprar um desengraxante industrial parece uma coisa bem simples. Porém, ao contrário do que se pensa, não basta pegar a primeira embalagem que você vir pela frente: é preciso escolher com muita cautela para não estragar nada.

O mau uso do desengraxante industrial pode danificar seriamente o produto a ser limpo. E, quando falamos de mau uso, não estamos falando apenas sobre o jeito de usar, mas sobre qual tipo de desengraxante está sendo usado.

Confira abaixo algumas dicas valiosas para não cometer erros na hora de escolher o melhor desengraxante para você.

Quais os tipos de desengraxantes industriais no mercado e quais as principais características de cada?

Neutros ou levemente alcalinos

São produtos de alta eficiência, especialmente recomendados para a limpeza de materiais sensíveis ou delicados.

Esse desengraxante industrial é seguro para quem o manuseia, com um odor agradável. Contém uma grande quantidade de material ativo, protetivos contra oxidação e é de fácil enxágue. É encontrado nas versões com ou sem formação de espuma e de aplicação quente ou fria.

Alcalinos com alto poder de limpeza

O nome já fala muito por si. Tem alto poder de desengraxe e é um produto de fácil enxágue, com formação de pouca espuma. É possível achar algumas versões bactericidas.

Ecológicos de alto desempenho

Além de apresentar um ótimo custo-benefício, esse desengraxante industrial atóxico dispensa os componentes agressivos para o meio ambiente, como benzina, solventes clorados, querosene, aguarrás etc. Em outras palavras, é um produto biodegradável, amigo da natureza.

São voláteis e não deixam resíduos, podem ser encontrados nas versões emunoláveis e não emunoláveis, e formam uma película protetora temporariamente. Seu odor é bem fraco.

São certificados pela ANVISA e pelo Ministério da Agricultura.

Aquosos

Esse produto pode ser encontrado tanto ácido quanto alcalino. Tem por característica uma ótima detergência, fácil enxágue e, além disso, contém aditivos protetivos contra a oxidação e inibidores contra ataques aos metais.

O desengraxante pode ser comprado nas versões que formam ou não espuma, com aplicação a quente ou a frio.

Certificado pela ANVISA e pelo Ministério da Agricultura.

GC 25

Solúvel em água, é uma boa opção para quem deseja substituir os desengraxantes industriais à base de petróleo. Atóxico e biodegradável, não é poluente nem inflamável, tem por característica tirar as graxas mais pesadas sem agredir borrachas, concreto, plásticos, tintas e metais. É seguro para quem faz seu manuseio.

Altamente concentrado, sua composição contém inibidores orgânicos que evitam a deterioração dos metais, além de ter agentes umectantes que facilitam sua aplicação, formando pouca espuma.

Sweep

É um desengraxante automotivo neutro. Desengraxa por meio de reações químicas e não estraga a pintura, tira oleosidade dos metais à medida que o protege contra corrosões e lubrifica as borrachas. Seu odor não é desagradável e o produto não exala gases.

Ácido A-114

Ótimo para fácil remoção de óleos e graxas, mas seu manuseio pode ser um pouco perigoso. Remove os sinais de oxidação do alumínio.

Qual a utilização mais recomendada para cada?

Neutros ou levemente alcalinos

Como já foi dito, eles são bons para materiais sensíveis, como superfícies pintadas, metais amarelos e alumínio. É recomendado para muitos tipos de aplicações: manual ou mecanizada, imersão, alta-pressão, ultrassom etc.

Alcalinos com alto poder de limpeza

O produto é excelente para remoção de pigmentação, corantes de difícil limpeza e tintas gráficas em geral. Foi desenvolvimento especialmente para a limpeza em circuitos fechados.

Ecológicos de alto desempenho

Por ter uma composição solúvel e pouco abrasiva, é um desengraxante bem-vindo em limpezas pesadas em geral.

Aquosos

Podem ser usados em vários tipos de aplicação, como alta pressão, ultrassom, manual, mecanizada etc. Recomendado para desengraxe de máquinas tipo carrossel e para decapagem e abrilhantamento de metais.

GC 25

Potente removedor de mofos, graxas, corantes em pó, carvão, óleo, etc. Por ser solúvel e de fácil aplicação, é comumente usado em lavagens com água.

Sweep

Especial para motores de combustão interna e chassis de diversos automóveis, como carros, carretas, caminhões, empilhadeiras, tratores, ônibus etc., mesmo nos pontos de difícil acesso. Ótimo para manutenção de motores, equipamentos de terraplanagem, máquinas industriais etc.

É recomendada a aplicação por imersão. Também pode ser usado para limpeza de pisos (oficinas, pátios, indústrias, postos de gasolina) e de peças em geral.

Pode ser diluído em querosene, óleo diesel ou gasolina, e por isso é considerado um produto de alto custo-benefício.

Ácido A-114

Funciona reagindo com ácido sulfúrico, e por isso seu manuseio deve ser feito com cuidado. Trabalha em temperatura ambiente ou em temperaturas mornas.

Faltou alguma informação neste artigo? Deixe seu comentário com suas dúvidas e sugestões para trazermos mais matérias sobre o assunto. Você pode encontrar mais textos a respeito no site.

Cada tipo de desengraxante é próprio para um tipo de limpeza, e é importante atentar para qual produto usar antes de escolher.
Também é importante tomar cuidado com o tipo de limpeza. Afinal, nem todo método é recomendado para o tipo de objeto que se pretende limpar ou para o resultado que se almeja conseguir.

 

Share

Comments are closed.