>

Como fazer uma limpeza completa em um posto de combustível?

Manter a limpeza no posto de combustível em dia é muito importante por vários aspectos, já que a higiene é um dos cartões de visita de qualquer empresa ou ponto comercial. Um estabelecimento limpo oferece maior chance de um cliente voltar, aumentando assim sua lucratividade e rentabilidade.

E como o nosso assunto são os postos de combustíveis, isso engloba questões como resíduos oriundos de abastecimento com gasolina, etanol e diesel, assim como da troca de óleo e dos serviços de mecânica.

A aparência visual escura que esses resíduos deixam no pátio mostra o quanto o local está sujo e sem manutenção. O fato de os clientes transitarem naquele espaço para fazer um pagamento com cartão, acompanhar um abastecimento ou aguardar algum reparo em andamento em seu carro, por exemplo, também impõe a necessidade manter o local sempre limpo e agradável.

Obviamente, muitos funcionários trabalham nesse espaço, e ninguém se sente bem desempenhando sua profissão em um ambiente descuidado. Tanto para os consumidores, quanto para os profissionais, há ainda o perigo de acidentes.

Sem contar o fato de muitos postos contarem com lojas de conveniência, onde o trânsito de pessoas é constante, já que muitos chegam a funcionar 24 horas por dia.

Assim, a limpeza em um posto de combustível deve ser constante e pesada. No caso do piso, utilizar lavadoras de alta pressão movidas a eletricidade é essencial para retirar esses resíduos.

Uma aparência limpa é um convite para a volta do cliente em um posto de combustível.

Como fazer a limpeza completa de um posto de combustível?

Tenha em mente que a manutenção da imagem é um fator determinante da satisfação e da fidelidade dos clientes neste tipo de estabelecimento. Por isso, não devemos atentar apenas ao pátio.

Locais como bombas de abastecimento, edificação (calçada, fachadas, testeira, pista de abastecimento, box de lavagem e troca de óleo), banheiros e a loja de conveniência (fachada e parte interna) devem ser bem cuidados.

Área das bombas

Como sabemos, essa é a região mais utilizada dentro de um posto de combustível. Com uma orientação correta, os próprios frentistas podem manter o local constantemente limpo.

Varrer a área, esfregá-la com água e sabão utilizando uma vassoura, passar pano úmido nas bombas e nos painéis são algumas dicas simples e importantes.

Atendimento não consiste apenas em tratar os clientes com respeito. É mostrar também que sua preocupação começa antes mesmo de uma abordagem.

Edificação do posto de combustível

Tudo o que se refere à edificação desse tipo de estabelecimento pode ser limpo através de lavagem com água quente pressurizada. Uma boa limpeza de um posto de combustível passa certamente por esse tipo de cuidado.

As máquinas de pressão conseguem remover manchas de óleo, resíduos de combustível e espessas manchas de graxa, além da sujeira comum encontrada nas fachadas e testeira, por exemplo. O período entre uma faxina e outra vai depender muito do nível de sujeira que se acumula.

O importante é nunca deixar acumular resíduos demais. Além de aparentar um ambiente feio e sujo, como já vimos, o tempo despendido e o volume de água gastos com a limpeza serão maiores.

Lavagem com água quente pressurizada.

Banheiros

Os banheiros costumam ser espaços deixados em segundo plano em muitos estabelecimentos comerciais. Principalmente em postos de combustíveis. Pois saiba que isso é uma falha enorme.

Toda a sujeira do pátio é levada pelos calçados ao chão do banheiro. A graxa e demais resíduos que ficam nas mãos dos profissionais terão contato com as louças sanitárias. Sem contar, claro, que o uso constante desse ambiente causa mau cheiro.

Pensando não só no bem estar dos clientes, mas também dos trabalhadores, manter a higienização dos banheiros é de suma importância. O local deve ser limpo mais de uma vez ao dia.

Além da aplicação de desinfetantes e produtos específicos para combater os germes no vaso sanitário e na pia, itens essenciais como toalhas de papel, sabonete líquido e papel higiênico nunca podem faltar.

Loja de conveniência

Postos que possuem loja de conveniência devem estar atentos à sua limpeza no geral, o que engloba a fachada, incluindo os vidros, e a parte interna.

O chão deve ser varrido constantemente. Balcões, mesas e cadeiras devem receber os cuidados normais aplicados a qualquer tipo de lanchonete ou restaurante.

Gôndolas e produtos não podem apresentar poeira acumulada. Nem mesmo desorganização em sua disposição e buracos por falta de reposição. Produtos vencidos em exposição nem pensar. E o banheiro, claro, deve ser bem cuidado.

Vale frisar que a vigilância sanitária pode autuar o ponto em caso de descumprimento de suas ordens.

O uso de lavadoras com água quente pressurizada é necessário?

Como vimos, o uso de lavadoras com água quente pressurizada é uma necessidade para manter a limpeza de um posto de combustível. Toda a edificação do estabelecimento, que envolve calçada, fachadas, testeira, pista de abastecimento, box de lavagem e troca de óleo, depende de seu uso.

Essas máquinas possuem modelos menores que são perfeitas para limpeza de áreas pequenas e cantos de difícil acesso. Há, também, os modelos maiores, com grande alcance e maior potência, excelentes para os espaços com sujeira mais densa.

Há postos de combustível que preferem pagar uma empresa com profissionais capacitados para realizar o serviço de manutenção com a utilização dessas lavadoras.

O ideal é o posto ter uma dessas máquinas para uso sempre que for preciso. São um ótimo investimento, pois são práticas e podem ser utilizadas a qualquer momento, o que gera um intervalo menor nas faxinas e propicia a manutenção do visual do posto sempre em dia.

Se você tiver outras dicas relacionadas à limpeza de um posto de combustível, compartilhe com a gente deixando seu comentário e continue seguindo nossas publicações.

Até a próxima!

Share

Comments are closed.